Preparação para o exame FSP – Fachsprachprüfung
Você se preparou muito para esse momento, os dias se passaram desde a sua chegada na Alemanha, você estava ansioso por esse dia. Você sabia que era um teste que teria que enfrentar e esse era um dos seus objetivos de médio prazo. Você estudou, se preparou, ficou acordado até tarde, perguntou a vários colegas como era a prova, mas só você vai viver na pele essa experiência.
Para acalmar um pouco o nervosismo, você leu em diversos sites e redes sociais como é o FSP ou Fachsprachprüfung. Algumas horas antes faça uma pausa, dê um passeio pelas ruas alemãs para relaxar um pouco. Você sabe que a FSP é o primeiro passo para continuar realizando seus sonhos, é a sua chance de ser um “Facharzt” na Alemanha.
Você sabe que tem que escrever um histórico médico ou Arztbrief, que como você já aprendeu aqui na Alemanha, tem um formato estruturado e conhecido. Tudo isso para finalmente discutir o seu caso com uma banca de 3 colegas.
Fazer a entrega de informações claras e precisas sobre a patologia atual, compreendendo detalhadamente a história prévia do nosso paciente, considerando os aspectos clínicos bem como o contexto biopsicossocial. Mas atenção, seu raciocínio clínico não será medido aqui, é para isso que serve o teste de conhecimento ou Kenntnisprüfung.
Nesta ocasião será medido, como o próprio nome diz, Fachsprach-prüfung, ou seja, a nossa linguagem técnica na língua alemã.
É hora de se preparar para o teste Fachsprachprüfung
Você tem todo o conhecimento graças aos seus anos de universidade, à sua experiência clínica, talvez já tenha trabalhado como médico em seu país. Tem muita coisa que você já internaliza, que faz parte do seu desempenho diário e da sua rotina, coisas que na prática clínica você faz de forma consciente, que simplesmente fazem parte de você.
O que acontece agora é a mesma coisa, é a capacidade de obter um histórico médico e poder apresentá-lo numa nova língua. Não é conhecimento do outro mundo, é apenas retornar ao básico, ao essencial, aos pilares e alicerces do seu dia a dia.
Talvez seus colegas lhe digam que o exame é muito complexo, mais de um já teve que repetir o teste, você conhece em primeira mão experiências um tanto desagradáveis. Diante disso, você toma a decisão mais sábia e decide continuar fortalecendo o idioma, rever casos, buscar mais experiências, para chegar ao exame pronto para tudo.
Preparando-se na Alemanha para o Fachsprachprüfung
Você já atingiu seu nível C1, conhece o idioma, pode conversar com amigos ou colegas de outras partes do mundo em alemão, porém, ainda sente que deve continuar se preparando para passar no FSP, o idioma médico e os termos que você ouve nas notícias de saúde ainda lhe parecem estranhos.
Você vai a um dos melhores institutos da sua cidade para fazer um curso de aprofundamento em alemão para médicos ou preparação para a FSP (Fachsprachprüfung). Você lê com muita atenção os temas e conteúdo que você estudará no curso:
A primeira coisa, que tranquiliza, é que este curso é ministrado por um médico que é especialista em ensinar o idioma exclusivamente para médicos, ou seja, terminologia específica para você e toda a estrutura de preparação para o exame; Sistemas de saúde na Alemanha, hierarquia e estrutura de um hospital, vocabulário entre médicos, etc.
Como é um curso para passar no Fachsprachprüfung?
O curso dura aproximadamente 8 semanas, começando pelos termos mais básicos de anatomia, até a redação do Arztbrief. Este é o último elo na preparação para o exame.
É imprescindível que você faça este curso quando já tiver atingido o nível C1, pois só assim poderá aproveitá-lo 100%. Além disso, é ideal não só para estudar no instituto, mas também para se preparar em casa.
Não esqueça! Você pode fazer o exame quantas vezes quiser, porém, você já sabe como é a burocracia alemã, então não passar na primeira tentativa pode significar vários meses de espera pela nova prova. Você não pode esquecer para o que está se preparando. Seu objetivo é poder atuar em um hospital da forma mais precisa possível, poder atender pacientes e conversar com pessoas de sua Abteilung e de outras especialidades.
Agora que concluiu seu curso com sucesso, você se pergunta: Quão preparado você se sente para fazer o FSP ou Fachsprachprüfung? Este é o momento “certo” para fazer o exame?
Seu primeiro encontro com o exame FSP – Fachsprachprüfung
Primeira parte: 20 minutos para realizar um Histórico completo do seu paciente.
Você acorda bem cedo no dia da prova, começa a revisar tudo o que estudou e se vê na frente do local onde vai fazer a prova. Durante os primeiros 20 minutos estarão você, o paciente simulado e os 3 examinadores. ATENÇÃO! na Alemanha serão eles que observarão cada uma das etapas do seu processo.
Começando pelo exame: Você está diante de um caso simulado, vai fazer um histórico clínico de uma situação típica de um hospital, seja no pronto-socorro (Notaufnahme, Notfallzentrum, Rettungsdienst) ou em uma estação hospitalar. Este exercício nada mais é do que o pilar básico da nossa prática clínica, uma anamnese completa.
Nesse momento você deve se lembrar da importância da sua “Hospitation” e dos casos que você lidou no hospital. Você entra em uma sala onde encontra um paciente com alguns sintomas, lembre-se, essa é uma situação simulada, porém, você deve conseguir entender toda a situação com o paciente, o paciente vai conversar com você de uma forma muito natural. Neste ponto, antes de mais nada, você deve se apresentar de forma estruturada, fazer o mesmo que faria um dia no pronto-socorro ou na consulta hospitalar em casa, dizer quem você é e o que está procurando.
Daí, você deve obter um histórico completo, como faria em uma situação normal. O que isto significa? Cubra completamente os sintomas, as doenças associadas, conheça as patologias anteriores, o Medikamentenliste, a história de Allergien ou Medikamentenunverträglichkeiten, como já dissemos, o contexto social do paciente também é muito importante. Você já sabe tudo isso e faz automaticamente na sua língua nativa, agora a única diferença é que está em outro idioma, mas a essência é a mesma.
Não se esqueça de controlar o tempo, distribuí-lo da forma mais adequada, fazer pausas e resumir a informação.
Se um paciente chega com dor no peito, você perguntou sobre os riscos cardiovasculares? Você sabe se o paciente fuma? Todas essas coisas que são necessárias para chegar ao diagnóstico, tudo isso que você precisa para poder oferecer ajuda e tratamento oportuno, você precisa saber.
– Conselho prático –
Com seus colegas, pratique quantas vezes forem necessárias, controle o tempo e anote as informações. O nervosismo da situação sempre pode nos pregar peças, mas como nós médicos sabemos, realizar um trabalho estruturado evita erros e, portanto, aumenta suas chances de passar neste importante exame.
– Outra dica fundamental –
Nunca se esqueça que a MedMaster Assist está aqui para te ajudar na Alemanha e estamos pronto para ver você realizar o SEU sonho.
Segunda parte do FSP: Você está no meio do exame – Lembre-se de ficar de olho no tempo enquanto faz o Fachsprachprüfung, e agora você vai escrever o histórico médico
Após fazer a anamnese com seu paciente, você deve escrever o histórico médico. Lembre-se de todos os dados relevantes do paciente, nome, idade, dados valiosos, etc. Escreva muito bem e tenha-os em mente, isso o ajudará a identificar aspectos cruciais na hora de apresentar o caso aos seus colegas, eles poderão demonstrar sua capacidade de análise e compreensão da situação.
Ao começar a preparar o histórico médico, procure escrever absolutamente tudo com a gramática correta e se expressar da forma mais natural possível. Tenha uma estrutura na sua cabeça de como você deve escrever isso, em 20 minutos você não deve começar a improvisar, desenvolva uma jeito “padrão” de como você inicia seu prontuário, lembre-se que quanto mais tempo você tiver, mais possibilidades você terá para revisar seus possíveis erros.
Por isso é de extrema importância fazer anotações durante a anamnese, pois caso você não entenda alguma informação pode perguntar novamente, quanto mais clara você tiver a informação, mais completo será o seu Arztbrief. Peça informações básicas, escreva o diagnóstico com todas as informações principais e analise todo o contexto para fazer a apresentação.
Última parte do teste FSP, tá quase!
Você está nos últimos 20 minutos, nesta última parte do exame, você deve discutir o caso com seus colegas, da mesma forma que o apresentaria ao seu Oberarzt se estivesse no pronto-socorro.
Aqui você deve demonstrar que consegue se expressar com tanta clareza e detalhes quanto a situação apresentada. É como se você trabalhasse com seus colegas e apresentasse toda a situação e análise para sua equipe de trabalho. Se expressar claramente é o mais importante.
Não se esqueça que se o seu raciocínio clínico não estiver correto, neste teste, não é a parte mais importante. Aqui o que conta é como você diz e não exatamente o que você diz. Fale com muita calma, com confiança, preste atenção em cada letra das palavras, pois em alemão cada letra conta! É altamente recomendável praticar da seguinte forma:
- leia artigos e materiais sobre as diferentes doenças
- Preste atenção a cada expressão e a cada uma das palavras. Ao final você será avaliado quanto ao seu grau de expressão, segurança, estruturação e análise, incluindo os pedidos, instruções e conclusões do caso.
No final da sua apresentação, a única coisa que você vai ouvir é. . . você aprovou! conseguiu! Parabéns!
Não se renda!
Tome a melhor decisão da sua vida, estamos aqui para te aconselhar e acompanhar no seu sonho. Faça parte da comunidade de profissionais de saúde que alcançaram suas metas e objetivos. Mande uma mensagem para gente nas redes sociais ou diretamente no e-mail info@medmasterassist.com. Nós somos uma mão amiga na Alemanha.